Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Parque Nacional da Tijuca ICMBIO
Corcovado aberto diariamente
Informações sobre horários das vans, clique aqui
compre aqui seu ingresso
compre aqui seu ingresso
home / Sustentabilidade / Projetos / Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O correto gerenciamento de resíduos sólidos é obrigação legal de qualquer empreendimento e com mais ênfase a partir da Lei Federal 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A PNRS institui ainda o conceito de responsabilidade compartilhada, estendendo o compromisso do gerenciamento de resíduos a todos os envolvidos na cadeia produtiva de qualquer resíduo.

 

 
A esta responsabilidade legal a Cataratas une a responsabilidade ética e o compromisso que assume quando se coloca como gestora de serviços ecoturísticos, mirando ser referência de desenvolvimento sustentável no setor. Assumindo tais conceitos a empresa visualiza ampla obrigação de monitorar e mitigar todos seus aspectos e impactos ambientais, a começar pelos resíduos sólidos.
 
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é o documento que regulariza a gestão dos resíduos no empreendimento. No modelo de trabalho do Grupo, o PGRS contempla as etapas de geração, coleta seletiva, acondicionamento, armazenamento temporário, transporte e destinação final dos resíduos focando ainda na não geração, na redução, no reuso e na reciclagem de todos os resíduos, conforme apresenta a Política Nacional de Resíduos.
 
A elaboração do plano envolve o diagnóstico da unidade, o estudo de potencialidades e a caracterização dos resíduos gerados. Da elaboração procede a implementação que contempla a adequação das instalações, o treinamento de 100% dos colaboradores e a política de comunicação com os visitantes incentivando o comprometimento com o exemplo dado pela empresa.

 

Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Paineiras-Corcovado

O Consórcio Paineiras-Corcovado é responsável pelo serviço de apoio à visitação - venda de ingressos (bilheteria) e operação dos acessos das três linhas de vans – além da gestão do Centro de Visitantes das Paineiras.

O consórcio é formado pelo Grupo Cataratas, Bel-Tour e Esfeco, com mais de 15 anos de experiência no setor de turismo em unidades de conservação.

Contato
+55 (21) 2225-7036 - R. 200


Estrada das Paineiras, S/N
Santa Tereza - Rio de Janeiro
Brasil
CEP: 22241-330
Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Os Wodens!