Parque Nacional da Tijuca ICMBIO
home / Sustentabilidade / Projetos / Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Anfitriões do Cosme Velho

Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Anfitriões do Cosme Velho

 

Ainda dentro do gerenciamento de resíduos sólidos surge a necessidade de destinação responsável, envolvendo aspectos ambientais e sociais.
 
A Paineiras-Corcovado, concessionária do grupo que atua em serviços turísticos de apoio à visitação do Cristo Redentor, possui como suas principais vizinhas, quatro comunidades de favelas fortemente envolvidas com a visitação do monumento. O desenvolvimento de um relacionamento com essas comunidades é essencial para o bom funcionamento e perpetuação da empresa ali.
 
Unindo as duas necessidades, ficou claro a propensão de apoio às comunidades através da doação de material reciclável para que este seja reaproveitado pelas mesmas na geração de emprego e renda. Identificada essa oportunidade, a empresa localizou a cooperativa de reciclagem local para contato inicial e possível parceria.
 
A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Anfitriões do Cosme Velho, foi fundada pelos moradores da comunidade de Guararapes com a intenção de geração de renda a partir da coleta, triagem, prensa e revenda de recicláveis. Com estruturas simples e sem formalização legal e ambiental a cooperativa vem prestando seus serviços em sua área de abrangência na informalidade e com técnicas rudimentares.
 
Deparada com esta realidade, o Grupo Cataratas assumiu o apoio à Cooperativa em sua constituição, formalização e regularização ambiental. Com apoio jurídico e orientação técnica, espera-se poder propiciar aos cooperados uma estrutura que permita a ampliação da atuação, a captação de recursos financeiros e o aumento da renda.

 

Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Contato
ESTRADA DAS PAINEIRAS, S/N
SANTA TERESA - RIO DE JANEIRO
CEP: 22241-330
+55 (21) 2225-0401 - R. 200


Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Os Wodens!