Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Parque Nacional da Tijuca ICMBIO
Corcovado aberto diariamente
Informações sobre horários das vans, clique aqui
compre aqui seu ingresso
compre aqui seu ingresso
home / Parque Nacional da Tijuca / Sobre o Parque / O que fazemos

O que fazemos

O que fazemos

Uso Público

A Coordenação de Uso Público é responsável pelo planejamento, monitoramento e supervisão de todas as atividades relacionadas aos visitantes do Parque, sempre com o objetivo de oferecer uma experiência prazerosa em ambiente natural, com serviços de qualidade e sensibilizando o visitante da importância dos Parques Nacionais e da conservação de natureza.

Proteção

A proteção do Parque Nacional da Tijuca é fundamental para a conservação da biodiversidade local. Ações de monitoramento asseguram que a floresta continue preservada e mantenha suas funções ecológicas (microclima, produção de água etc.).

Pesquisa e Manejo

Conhecer para conservar. Esta é uma das premissas da conservação ambiental e o motivo pelo qual a promoção da pesquisa é um dos objetivos legais dos Parques Nacionais. O ICMBio autoriza e apoia a realização de pesquisas científicas no PNT, principalmente aquelas que buscam levantar informações e indicar ações necessárias para proteger o ambiente natural do Parque. O Parque oferece alojamento, biblioteca, auditório, apoio de transporte e pessoal, fornece dados meteorológicos ou publicações sobre pesquisas anteriores e eventualmente cede equipamentos para pesquisas que contribuam para o manejo e a conservação do Parque. Periodicamente o PNT promove o Encontro de Pesquisadores, promovendo o intercâmbio entre instituições e projetos que atuam no Parque e aproximando os pesquisadores da gestão da Unidade de Conservação. Além disso, a equipe do Parque também planeja e executa projetos de pesquisa e orienta estudantes de iniciação científica, sempre com o objetivo de aprimorar as ações de manejo e monitoramento do Parque.

Socioambiental

Manter as condições ambientais do PNT o mais próximo possível de seu estado natural em meio a uma metrópole de 7 milhões de habitantes é o principal desafio do Setor de Manejo. As principais atividades estão relacionadas ao monitoramento e controle da presença de espécies exóticas e invasoras, como a jaqueira (Artocarpus heterophyllus), a dracena (Dracaena fragrans) e o capim-colonião (Panicum maximum). A equipe do Parque também participa de projetos de reintrodução de espécies localmente extintas, como a cutia (Dasyprocta aguti), realizado em parceria com a UFRJ, a UFRRJ, o RioZoo e Parques e Jardins.

Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Paineiras-Corcovado

O Consórcio Paineiras-Corcovado é responsável pelo serviço de apoio à visitação - venda de ingressos (bilheteria) e operação dos acessos das três linhas de vans – além da gestão do Centro de Visitantes das Paineiras.

O consórcio é formado pelo Grupo Cataratas, Bel-Tour e Esfeco, com mais de 15 anos de experiência no setor de turismo em unidades de conservação.

Contato
+55 (21) 2225-7036 - R. 200


Estrada das Paineiras, S/N
Santa Tereza - Rio de Janeiro
Brasil
CEP: 22241-330
Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Os Wodens!