Parque Nacional da Tijuca ICMBIO
home / Explore o Parque Nacional da Tijuca / Sobre o Parque / Fauna e Flora

Fauna e Flora

O Parque Nacional da Tijuca possui uma fauna relevante tanto de invertebrados (platelmintos, moluscos, anelídeos e artrópodes) quanto de vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Os animais invertebrados possuem um importante papel no ecossistema, contribuindo para a decomposição de matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes, realizando a polinização das plantas para a produção de frutos e atuando como elementos fundamentais na cadeia alimentar.

Os vertebrados são fundamentais para o equilíbrio ecossistêmico e para a manutenção dos processos ecológicos, interagindo de forma complexa com o ambiente e os seres vivos. A fauna de vertebrados no Parque Nacional da Tijuca é relativamente diversa e inclui espécies de mamíferos de médio porte, répteis e espécies de pequeno porte como anfíbios e aves.

O Parque Nacional da Tijuca apresenta uma biodiversidade significativa, com 1.619 espécies vegetais, sendo que destas 433 estão ameaçadas de extinção.

É possível observar no Parque o angico (Anadenanthera colubrina), a quaresmeira (Tibouchina granulosa), a embaúba (Cecropia glaziovii), a paineira (Cecropia glaziovii), o ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), o jequitibá (Cariniana legalis), o cedro (Cedrela odorata), a copaíba (Copaifera langsdorffii), o pau-ferro (Libidibia ferrea), a brejaúva (Astrocaryum aculeatissimum), a juçara (Euterpe edulis), os sonhos d’ouro (Psychotria nuda), a orquídea (Brasilaelia crispa), a bromélia (Aechmea fasciata) e a begônia (Begonia tomentosa).

Fauna e flora Fauna e flora Fauna e flora Fauna e flora
Anterior Próxima
Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Contato
ESTRADA DAS PAINEIRAS, S/N
SANTA TERESA - RIO DE JANEIRO
CEP: 22241-330
+55 (21) 2225-0401 - R. 200


Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Os Wodens!