Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Parque Nacional da Tijuca ICMBIO
Corcovado aberto diariamente
Informações sobre horários das vans, clique aqui
compre aqui seu ingresso
compre aqui seu ingresso
home / Parque Nacional da Tijuca / Sobre o parque

Sobre o parque

Sobre o parque

O Parque Nacional da Tijuca, é formado por mais de 39km² de Mata Atlântica, localizado no coração do Rio de Janeiro. O Parque representou um grande marco na preservação ambiental da cidade devido à sua história.

Com a vinda da corte portuguesa para o Brasil, a Floresta abastecia a cidade com água, além de regular o clima. No entanto, a área começou a ser explorada e desmatada para a extração de madeira e plantação de monoculturas, principalmente de café. Os recursos se tornaram escassos, e a fauna e a flora já não eram tão facilmente vistas pelas áreas, fazendo com que em 1861, D. Pedro II declarasse as florestas das Paineiras e da Tijuca como Florestas Protetoras do Rio de Janeiro. Deu-se início a um grande processo de desapropriação dos imóveis e áreas de dentro destas áreas e, liderada pelo Major Manuel Gomes Ascher, o reflorestamento foi, aos poucos, trazendo de volta a fauna e a flora da Floresta. O substituto do Major Ascher, o Barão d’Escragnolle, seguiu com o processo de reflorestamento, mas também trouxe um aspecto paisagístico para o projeto. Ao final de 13 anos, mais de 100 mil mudas de árvores nativas da região foram replantadas.

Em 1967, o parque ganhou o nome que é utilizado até hoje e, em 2009 o Parque Nacional da Tijuca recebeu mais 3km², fazendo com que a área chegasse à sua configuração atual de 39km².

O Parque Nacional da Tijuca é dividido em quatro setores, que podem ser acessados de todas as regiões da Cidade Maravilhosa.

  • Setor Floresta
  • Serra da Carioca
  • Pedra da Gávea e Pedra Bonita
  • Pretos Forros/Covanca

O PNT é o Parque Nacional brasileiro com maior visitação, com aproximadamente 3 milhões de pessoas por ano.

Um dos principais atrativos para turistas nesta unidade é o topo do morro Corcovado, aonde está situado o monumento do Cristo Redentor, eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Além disto, o Parque apresenta também outros pontos de interesse como a Vista Chinesa, o Parque Lage, Paineiras e Pedra da Gávea.

Saiba mais

Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Paineiras-Corcovado

O Consórcio Paineiras-Corcovado é responsável pelo serviço de apoio à visitação - venda de ingressos (bilheteria) e operação dos acessos das três linhas de vans – além da gestão do Centro de Visitantes das Paineiras.

O consórcio é formado pelo Grupo Cataratas, Bel-Tour e Esfeco, com mais de 15 anos de experiência no setor de turismo em unidades de conservação.

Contato
+55 (21) 2225-7036 - R. 200


Estrada das Paineiras, S/N
Santa Tereza - Rio de Janeiro
Brasil
CEP: 22241-330
Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Os Wodens!