Parque Nacional da Tijuca ICMBIO
home / Paineiras Corcovado / Gestão

Gestão

Gerenciar um Parque Nacional em meio a uma metrópole com 7 milhões de habitantes é um grande desafio. Ao considerar que o PNT abriga ainda o maior atrativo turístico do país e recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano, com todos os efeitos positivos e negativos relacionados à atividade turística, a tarefa fica ainda mais complexa. Mediar esses conflitos, sensibilizar os visitantes para a importância do Parque e da conservação da natureza, mobilizar a sociedade para que participe efetivamente da gestão do PNT e colaborar para a formação ambiental da equipe PNT são funções da coordenação de gestão socioambiental.

Educação Ambiental
O setor é responsável por orientar a visitação educativa no Parque, qualificando os roteiros para visitas guiadas e orientando professores sobre atividades que podem ser realizadas, assim como o potencial de aproveitamento pedagógico do Parque em diferentes disciplinas, como: biologia, geografia, história, artes, física, química e até educação física. O Parque conta com o apoio do CEAMP, núcleo da Secretaria Municipal de Educação que atende alunos e professores da Rede Municipal. Os professores contam ainda com o Guia de Campo do PNT, desenvolvido pela professora Andrea Espínola, da UERJ.

Gestão de Conflitos
A gestão de conflitos envolve fazer contatos com comunidades do entorno para minimizar impactos e promover condutas sustentáveis e inclusivas. Inclui também mediar conflitos entre os diferentes interesses sobre o território, como operadores turísticos, moradores afetados pela atividade turística, religiosos, esportistas e outros.

Gestão Participativa
Envolve todo processo de mobilização e capacitação para a participação da sociedade na gestão do PNT, que tem seu auge nas reuniões do Conselho Consultivo.

Programa de Voluntariado
O PNT conta com voluntários para apoiar as mais diversas atividades do Parque. A participação pode se dar em mutirões mensais ou em atividades pontuais ou continuadas, nas quais o voluntário desenvolve atividades mais especializadas e aprofunda sua relação com a Unidade. ???? Saiba mais em Seja um Voluntário.

Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Contato
ESTRADA DAS PAINEIRAS, S/N
SANTA TERESA - RIO DE JANEIRO
CEP: 22241-330
+55 (21) 2225-0401 - R. 200


Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Os Wodens!