Parque Nacional da Tijuca ICMBIO
home / Imprensa / Notícias
14Jun

Pulmão do Rio: Floresta da Tijuca filtra o ar da cidade

A Floresta da Tijuca, que abriga pontos turísticos como Cristo Redentor, no morro do Corcovado, Vista Chinesa e Pedra da Gávea, é a maior floresta urbana do mundo e, não à toa, recebeu o apelido de “pulmão do Rio”. É que foi constatado, por um estudo feito pela PUC-Rio, que o ar do Rio de Janeiro é mais limpo porque a floresta absorve os metais pesados, tais como chumbo, zinco, cromo e cádmio, que são lançados na atmosfera principalmente pelo trânsito da cidade.

As principais fontes dessa forma de poluição, que é nociva para o coração e pulmão, são as emissões de veículos, afirma o Departamento de Química da PUC, responsável pelo estudo. Espécies de plantas da floresta foram usadas para monitorar o índice de poluição e notou-se que os números eram menores na mata. O estudo ainda está em andamento e promete revelar ainda mais sobre o pulmão do Rio.

Cristo
Anterior Próxima
Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Localizado no alto do Morro do Corcovado, o Cristo Redentor é o ícone brasileiro mais conhecida no mundo. Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas são levadas ao monumento pelo Consórcio Paineiras Corcovado, o único transporte oficial de vans do Parque Nacional da Tijuca.
Copyright © Todos os direitos reservados para PAINEIRAS CORCOVADO LTDA. Estrada das Paineiras, S/N Santa Teresa – Rio de Janeiro, RJ. CEP 22241-330
Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Os Wodens!