11Mar

Parque Nacional da Tijuca recebe 460 mudas nativas da Mata Atlântica

A Paineiras-Corcovado vai realizar o replantio de 460 mudas nativas da Mata Atlântica no início da trilha que liga o Parque Lage ao Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. A ação, organizada pela empresa que opera o acesso ao alto Corcovado e monumento do Cristo Redentor por meio das vans oficiais, acontecerá entre 31 de março e 3 de abril. No último dia, o evento contará com a participação de voluntários e crianças em uma campanha de conscientização ambiental.

No trabalho serão usadas mudas de espécies nativas, priorizando-se as frutíferas e o palmito de juçara – árvore ameaçada de extinção –, contribuindo para a qualidade ambiental daquela região do parque. O replantio é uma compensação para repor as espécies suprimidos durante as obras do Centro de Visitantes das Paineiras, que tem inauguração prevista para julho e vai abrigar uma exposição, loja de suvenir e área gastronômica com vista panorâmica.

Todo o processo foi aprovado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão responsável pela administração do parque e também pela escolha das espécies. Além do replantio, será feito um trabalho especial de limpeza e de controle de plantas exóticas.

Sobre a Paineiras-Corcovado

Criada em 2012, a Paineiras-Corcovado é um consórcio formado pelo Grupo Cataratas, a Bel-Tur e a Esfeco para estruturar o acesso rodoviário ao alto Corcovado e monumento do Cristo Redentor, oferecendo o conforto e a segurança ao público.

O trecho entre o antigo Hotel das Paineiras e o Alto Corcovado é feito somente pelas van oficiais, diminuindo o impacto ambiental no Parque Nacional da Tijuca.  A compra para o serviço de vans, que partem ainda de dois pontos estratégicos da cidade -  o Largo do Machado e a Praça do Lido, em Copacabana – podem ser feitas antecipadamente pela internet ou direto nas bilheterias.

A concessionária também é responsável pelo controle do acesso e a transformação do antigo Hotel das Paineiras em um Centro de Visitantes que vai abrigar uma exposição sobre parques nacionais brasileiros, loja de souvenir e área gastronômica com vista panorâmica.

ESTRADA DAS PAINEIRAS, S/N
SANTA TERESA - RIO DE JANEIRO